Vinicius Rafael Guebur Padilha's profile

EDITORIAL | Pitchfork 1980s Best Albums

Pitchfork: Os 150 Melhores Álbuns dos anos 80 (Concept Book).
Livro conceitual desenvolvido com base na lista "Os 200 Melhores Álbuns da Década de 1980" da publicação americana Pitchfork. Todos os direitos reservados aos proprietários do conteúdo.

Às vezes parece que a marca neon dos anos 1980 nunca desapareceu. É, sem dúvida, a estética retrô definidora da cultura americana hoje, desde as séries de TV até as estampas que vestimos. E quando se trata de sua música, bem, isso é ainda mais onipresente: A década foi um período de grande agitação e inovação, e as sementes que ela plantou continuam a florescer. Foi um momento em que o disco e o punk estavam em frangalhos, seus artistas reconstruindo a partir dos escombros com novas inovações para dar origem ao hardcore e à new wave. O rock estava ficando mais absurdo, com spray de cabelo Aqua-Net de sobra, mas também estava se tornando mais pensativo, criando a base para o que um dia seria chamado de "rock indie" - ou estava lançando pentagramas, ficando mais pesado e mais agressivo, e se transformando em metal. O jazz e a música ambiente estavam empurrando suas fronteiras experimentais, tornando-se mais cinematográficos e livres. Cantores-compositores no folk e R&B estavam explorando novas profundezas da experiência humana, sendo diretos sobre questões sociais e de gênero. E o hip-hop estava evoluindo a uma velocidade vertiginosa, expandindo seu alcance e ambição ao longo do caminho.

Agora, com o benefício da retrospectiva, estamos tentando olhar para os anos 80 com novos olhos - reavaliando os favoritos antigos, redescobrindo joias subestimadas. E isso significa, em parte, olhar francamente para a própria história da Pitchfork: Leitores de longa data podem se lembrar que, em 2002, fizemos uma lista dos 100 Melhores Álbuns dos anos 1980. Aquela lista era mais curta, é verdade, mas também representava uma posição editorial limitada da qual trabalhamos muito para evoluir; sua falta de diversidade, tanto nas seleções de álbuns quanto nos críticos contribuintes, não representa a voz que a Pitchfork se tornou. Para esta nova lista, reunimos votos de mais de 50 funcionários em tempo integral e escritores regulares contribuintes para ampliar nossa discussão. Nossa lista ainda reflete as realidades dos anos 80 - muitos grandes artistas trabalharam com mais sucesso em singles do que em álbuns completos, por exemplo - mas esperamos que ela represente o melhor do que esta década inovadora tem a oferecer, bem como a forma como as pessoas consomem música agora. Sintonize-se.
Kate Bush, N.W.A., Brian Eno, Madonna, Prince, Bruce Springsteen, Sade, Sonic Youth, Janet Jackson e os outros ícones que definiram uma década.
EDITORIAL | Pitchfork 1980s Best Albums
Published:

Owner

EDITORIAL | Pitchfork 1980s Best Albums

Published: